sábado, 21 de março de 2009

A Comunicação e Seu Papel Na Formação Da Sociedade

Criado: 03 de junho de 2008

Lauro Araújo


A comunicação tem um papel fundamental na formação de uma sociedade, para que a cultura possa ser construída sem que sofra alterações que venham ocasionar uma separação da realidade de tal sociedade, por esse motivo deve ser vista e exercida com responsabilidade e democracia, sendo assim deve-se criar espaço para que os diversos modos de expressão sejam apresentados.

Se a comunicação possui um papel tão importante no cotidiano de uma nação, não faz sentido que a mesma fique retida sobre o comando de poucos, pois uma nação como o próprio diz, possui uma grande diversidade cultural, consequentemente um amplo campo ideológico, que por sua vez precisa e tem o direito de ser expresso.

Em minha opinião um meio de comunicação que não abre espaço para os mais variados tipos de cultura, que não deixa direito para que os cidadãos possam apresentar suas opiniões aos múltiplos temas existe, ela deixa de ser um meio de comunicação e passa a ser um meio de massificação, com uma única função que é o de exerce o controle social, ocasionando assim um ciclo vicioso, ao qual o individuo se apega e se mantém acorrentado por toda a vida, reproduzindo falsas ideologias e permanecendo ignorante, aceitando como verdade absoluta tudo que lhe é apresentado por esses meios.

Bem se os meios de comunicação são usados para tais fins, podemos ter uma grande e única certeza, que é a escravidão social e uma inferioridade de intelecto consequentemente. O individuo ele permanece no nível de intelecto baixo, se tornando acomodado a todas as situações negativas que ocorrem ao seu redor, sendo incapaz de lutar por seus direitos, isso acontece pelo seguinte fator, ele não detém conhecimento suficiente para que possa realizar mudanças positivas, que venham ocasionar melhoria para si própria, deixando que seus direitos sejam sempre violados.

No cenário brasileiro, o que podemos ver em termos de comunicação é um imenso sensacionalismo e programas que não tem outra função a não ser a alienação com introdução de outras culturas, sufocando a nossa própria cultura e fazendo com que percamos nossa identidade cultural.

Enfim o cenário da comunicação deve ser reestruturado, para que possamos de fato ter um meio de comunicação que venha suprir nossas necessidades de informação, nos passando noticias coerentes, sem distorções dos fatos e entretenimentos de qualidade. Uma comunicação aberta para todos os modos de expressão cultural e opiniões, sem que haja discriminação, preconceito ou qualquer outro tipo de ação ou ideologia depreciável sobre os diversos tipos de manifestações.

Nossa voz, sem distorção ou censura!

Um comentário:

  1. muito bacana o desenvolvimento do seu texto!
    mostrando em si, a realidade vivida e deixada por uma herança cultural mau estruturada em função do desequilibrio governamental do nosso pais.

    ResponderExcluir

utilize a sua inteligencia...