sábado, 21 de março de 2009

Um dos fatores que pode contribuir para uma sociedade melhor

Não há duvidas que pra se obtenha uma sociedade igualitária e justa é necessário o respeito mútuo entre os indivíduos que dela fazem parte. Tal filosofia é pregada pelo sistema político anarquista, no qual os indivíduos de fato crêem que a ação de ampatia pode ser realizada.

Creio que antes de busca a resposta para o como obter o respeito mútuo entre os indivíduos devemos compreender o passado, para sabermos como as questões históricas nos influenciam a vivenciar tais conflitos. Devemos lembrar que os dogmas, os estereótipos e outros maus hábitos que temos, aprendemos com os mais “velhos” e conseqüentemente reproduzimos sem refletirmos nas conseqüências que tais atos podem nos trazer.

Após compreendermos o passado, entenderemos com maior facilidade os conflitos presente. Essa compreensão levaria a conscientização, que conseqüentemente levaria a uma diminuição considerável no numero de violência. Lógico que devemos ter uma visão critica e não utópica, para entendermos que uma sociedade totalmente pacifista permanecerá um sonho. O que devemos ter em mente é que podemos construir um mundo melhor.

A resposta para se alcançar uma sociedade melhor, é por meio da educação. Algo que todos os governantes possuem consciência. Através da educação podemos notar mudanças significativas na sociedade, como exemplo pode-se citar: Cuba, país que investiu na educação e que conseguiu ter uma reposta positiva para tal iniciativa, pois o índice de violência reduziu consideravelmente.

A informação leva o homem a uma postura mais respeitosa e reflexiva sobre suas ações, evitando assim possíveis erros que ocasionam conflitos, já que ele possui a capacidade de se imaginar no lugar do outro individuo.

Sobre o comportamento humano, nunca podemos afirmar algo, pois os valores morais e éticos muitas vezes se tornam complexo para alguns indivíduos, o que os leva a ações irracionais. Entretanto creio que a educação é o meio para se obter o respeito mútuo e construir assim uma sociedade melhor.

Um comentário:

  1. minha professora de filosofia passou esse texto ontem pra turma e eu nem terminei de escrever esse texto entaoo eu vou terminar agora RS

    yngrid

    ResponderExcluir

utilize a sua inteligencia...