quarta-feira, 1 de julho de 2009

A sociedade precisa ser reeducada (Lauro Araujo)

Quarta-feira, 24 de junho de 2009, 06:23:21


A busca por uma sociedade moderna e avançada em todos os sentidos tem levado a certos equívocos, entre eles a idéia de liberdade total, a ponto de violar o direito alheio, com o intuito de termos nossas vontades atendidas.

Tornou-se comum presenciamos em nosso cotidiano cenas de conflitos e até mesmo agressões sejam físicas ou verbais, devido à falta de capacidade que a grande maioria dos indivíduos tem de terem uma analise madura sobre seus atos, algo chamado de consciência moral.

Um dos grandes fatores que contribuem para a falta do desenvolvimento da consciência moral é a globalização que se dá de maneira descontrolada e muito agressiva. Infelizmente nossa sociedade ainda permanece sem muitas informações, tudo que temos são informações deturpadas que são despejadas sobre nós em um período de tempo muito curto, dentre varias informações alguns valores dos quais não podemos nos libertar, pois são de fundamental importância para que a sociedade viva em harmonia são esquecidos.

Buscamos cada vez mais a formação acadêmica e esquecemos que devemos nos valorizar quanto cidadãos que compõem a sociedade e assumir assim nosso papel de ator transformador desse cenário, contribuindo para o desenvolvimento positivo da mesma.

Há uma necessidade gritante de reeducação dos indivíduos que se dizem socializáveis. Mudanças comportamentais precisam ocorrer rapidamente caso contrario, teremos resultados negativos de significante importância.

O debate sobre a mudança estrutural da sociedade existe a longas datas, no entanto não avançamos e permanecemos estigmatizados e não conseguimos estabelecer uma educação de fato humanista, ou melhor, Educação Não-Formal.

Creio que a superação desse problema só será possível quando houver uma parceria entre a sociedade com a família, instituição base do desenvolvimento comportamental do individuo. Para que juntas possam moldar um cidadão, que corresponda o significado real da palavra.

É um momento de crise-moral que deve ser vencido. Necessitamos reestruturar nossas bases, já que estão fragmentadas, temo pelo futuro caso não venhamos a formar nossa consciência moral. Enfatizo aqui a necessidade de estarmos atentos para que nossos ideais de valores não sejam deturpados e usados como ferramenta de doutrinação dos dominadores. Devemos realizar sempre a auto-avaliação e tentar detectar os possíveis erros que cometemos e assim corrigi-los, para que possamos viver em harmonia.

Espero muito em breve notar mudanças benéficas em nossos hábitos e conseqüentemente na sociedade, já que essa é fruto de nossas ações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

utilize a sua inteligencia...