quarta-feira, 22 de junho de 2011

IV Encontro Regional de Hip Hop - Uma aventura




No penúltimo fim de semana pude trabalhar me divertindo, aprendendo, interagindo com centenas de jovens que através da contra cultura de rua buscam transformar a realidade do seu bairro, dos seus familiares e sabem que o primeira passo a dar é o exemplo.Participei do IV Encontro Regional de Hip Hop que aconteceu entre os dias 09 e 12 de Junho no suldoeste da Bahia mais precisamente na cidade de Poções que desde o ano passado penso em participar.

É importante citar parabenizando o esforço da Associação Conexão Hip Hop liderada por Rogério Sagui em organizar o evento que chega a sua quarta edição ocorrendo anualmente, aproveitar é agradecer pela recepção. A primeira impressão foi muito boa por dois motivos a instigação pelo comentário do ano passado e a identificação com os congressos estudantis, alojamento em escola, credenciamento, fichinha pra alimentação, palco para programação cultural, tudo muito organizado diga-se de passagem.

Centenas de jovens de muitas cidades da Bahia, de outros estados da região nordeste e suldeste, de continente africano. Gafriteiras (artes visuais), B. Girls (dança de rua), MC's (mestre de cerimônia), DJs (disc jokey, maestro), Músicos instrumentistas, Militantes, Skatistas, Esportistas e por aí vai. Pude apreciar a arte produzida por muitos talentos, boa parte deles tive oportunidade interagir.

Três pontos chamaram atenção primeiro o nível de organização do hip hop não só a produção de cultura mas no sentido político, política palavra que foi citada em muitas falas na audiência pública realizada na manhã do domingo (12/06) com vários personalidades provocando o debate Telma Carmesina (Ganga Zumba), Paulista (banda 5 contra 1), Uri MC (Conselheiro estadual de juventude, presidente da Nação Camaçari, diretor estadual e municipal da UJS ), Dj Branco (Evolução hip hop), Coordenador de Cultura do municipio e King Nino Brow (Zulu Nation -SP) que acabou não participando. Momento brilhante as experiências dos trabalhos sociais foram coletivizadas, as potencialidades, as falhas, a visão estrátegica, a necessidade de influenciar em mais espaços (governos, universidades, escolas).

Segundo ponto foi a quantidade de projetos sociais realizados por esses atores é um trabalho duro mas muito bem recompensando é o entendimento. São ações sociais que atigem as periferias das cidades, os locais de maior vunerabilidade social, os filhos, as filhas dos trabalhadores, dos desempregados. A juventude que tem como principal opção se alistar no mercado do crime organizado.Rolou uma programação cultural intesiva Muleca XIII (RJ), Ao Quadrado (Camaçari), Double Deck (Camaçari), Complexo Ragga (Conquista), Afros Rap (Conquista), Junior MC (Coquista), 5 contra 1 (Poções) telas grafitadas na hora e o campeonato de b.boys.


Terceiro ponto não menos importante presentes muitos militantes da UJS de Camaçari, Poções, V.Conquista influenciando e dedicando-se ao encontro. Fico arrepiado quando vejo a capacidade que tem nossa organização de ser um instrumento da juventude nos diferentes espaços, no bojo da construção do congresso da UNE, agenda nacional da juventude brasileira protagonizada pela UJS.

PS: Ujs saindo na frente como única organização política presente no encontro é o engatinhar de um dos principais movimentos juvenis contemporâneas na Bahia, este é o movimento hip hop.

PS1: Poções estava um friozinho aconchegante a solução foi tomar muito quentão!

Links:

http://www.rapnacional.com.br/2010/index.php/noticias/iv-encontro-regional-de-hip-hop-em-pocoes-ba/

http://www.rius.com.br/rius-eventos/23971-iv-encontro-regional-de-hip-hop-pocoes

http://www.espacodorap.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=269:iv-encontro-regional-de-hip-hop-em-pocoes-ba&catid=38:festas-e-shows&Itemid=91

http://httpwwwfamilia-stncombr.blogspot.com/2011/06/iv-encontro-regional-de-hip-hop-pocoes.html

http://revistadecandidosales.wordpress.com/2011/04/29/iv-encontro-regional-de-hip-hop-em-pocoes/

http://sandrosussuarana.blogspot.com/2011/06/iv-encontro-regional-de-hip-hop-pocoes.html

http://www.liberdadefmpocoes.com.br/cidade/1135-iv-encontro-regional-de-hip-hop-pocoes.html

http://www.portalpocoes.com.br/index.php?id=noticias&id_editoria=50&id_=1023

Nenhum comentário:

Postar um comentário

utilize a sua inteligencia...