terça-feira, 25 de outubro de 2011

Zumbi, Com Ciência e Muito Orgulho!

E nessas andanças e nessas leituras e nessas redes sociais, encontro mais um apoio para fazer o que há muito tempo me dá prazer... Escrever! Mas o melhor de tudo, escrever daquilo que me traz uma herança histórica...

Neguei-me a falar Dele e a partir dessa negação comecei a refletir das minhas próprias origens, principalmente a minha cor! Quantos de nós passamos por essa vida e mal entendemos de verdade e na essência o que é ter a cor da noite na pele? Será que realmente precisamos de heróis para ter orgulho de quem somos e de onde vimos?

Zumbi foi um Guerreiro e, como muitos outros, soube da sua forma e com as suas reais possibilidades guerrear naquela época, valorou nossa cor e nos deixou ensinamentos de como lutar e saber chegar onde queremos... Porém minha maior preocupação é de como esses valores perpassam na nossa vivência!

Será que não só utilizamos Zumbi como história do passado? E os valores por ele a nós deixado? Por quais caminhos caminhamos pós Zumbi? O que ele representa essencialmente na nossa luta contra a discriminação racial, social, educacional e política?

É preciso Viver a essência do que ele fez por nós, não falo de reproduzir suas práticas, mas de ter e alimentar no peito a chama que ele tinha, a chama da justiça e da liberdade sem precedentes e enganações!

A Zumbi meu muito obrigada, você foi mais um que preconizou nossa luta e temos certeza, que ainda caminha lado a lado com nós...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

utilize a sua inteligencia...