quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Entrevista RENAJUNE: O cantor e compositor BRAIAM JAGA .

O RENAJUNE tem por objetivo, trazer à tona novos atores sociais, autônomos, à cena literária brasileira, possibilitando-os o espaço na qual, através das necessidades individuais de jovens afro-descendentes, torne-se possível a saída do anonimato. Para além do caráter informativo característico da Web, o projeto busca abarcar temáticas condizentes com a necessidade crítica cotidiana, oferecendo meios de uma intervenção formativa. Para tanto, propõe-se o agrupamento de iniciativas em um espaço de plena aceitação, objetivando-se a formação de um público leitor/ escritor, crítico de sua própria realidade, divulgador / multiplicador dessa proposta. É com grande alegria que convidamos, Braiam Jaga reconhecido e admirado pelo RENAJUNE como grande talento artísticos, para falar sobre, sua historia, e novidades da gravação de seu novo álbum solo, para nosso publico leitor.


(RENAJUNE) Quem é Braiam Jaga?

CRIADO NUMA CASA DE CANDOMBLÉ, SOU OGÃ, RIMADOR, CANTOR, COMPOSITOR SAMBISTA E CAPOEIRISTA QUANDO DÁ PRA TREINAR RS. ESTE SOU EU. LUTO PELOS PRETOS E POR TODA E QUALQUER CULTURA DE MATRIZ AFRICANA.

(RENAJUNE) Quando, e como a música entrou na sua vida?
A MÚSICA TOCOU MEU CORAÇÃO ATRAVÉS DO CANDOMBLÉ, COM AS CANTIGAS DOS INKISSIS ( ORIXÁS ). E SEMPRE AO FINAL DAS FESTAS DE SANTO, ROLAVA UMA RODA DE SAMBA. E EM CASA, QUANDO MEU PAI AINDA ERA CASADO COM MINHA MÃE, EU OUVIA POR INTERMÉDIO DELE MESMO, MARVIN GAYE, THE COMODORS, EARTH WIND AND FIRE, STEVIE WONDER E MUITO RAY CHARLES. MUITOOOOOOOOOOO. RS.


(RENAJUNE) Você é um brilhante cantor de Rap, isso tem haver com alguma influencia musical? Quais?

MINHAS INFLUENCIAS VEM DE PUBLIC ENEMY, NWA, COOL MO DEE, RODNEY O & JOE COOLEY, COOL ROCK JAY E DEPOIS VEIO A BANCA DO DR. DRÉ. AI A CASA CAIU POR QUE ERA EXATAMENTE AQUILO QUE EU QUERIA FAZER. PRINCIPALMENTE PQ O DRÉ FEZ COM Q O RAP FICASSE BEM MAIS MÚSICAL. VEIO COM UMA SONORIDADE DIFERENTE. E ISSO ABALOU O MUNDO DO RAP NOS ANOS 90.

(RENAJUNE) Quais os países, que já conhece o belíssimo trabalho de Braiam Jaga durante 17 anos de carreira?

NA VERDADE SÃO MAIS DE 20 ANOS DE CAMINHADA. ESTIVE NA RÚSSIA, EM MOSCOU, COM O BEATCHORO, UM PROJETO DE HIP - HOP COM CHORINHO DO MEU PARCEIRO DJ MARCELINHO, EX CAMBIO NEGRO. ESSE PROJETO ERA DE PRODUÇÃO DELE COM LETRAS MINHAS E DO MEU COMPADRE SAMBA SAM. FOI UM BOM TRABALHO. E DESSE TRABALHO TROUXE ALGUMAS MÚSICAS PARA MEU PROJETO.

(RENAJUNE) Qual foi a maior barreira enfrentada durante a sua carreira?

A FALTA DE GRANA PRA SE FAZER UM DISCO. HOJE É BOIADA FAZER UM CD. E TAMBÉM A FALTA DE PROFISSIONALISMO NO RAP NACIONAL. APESAR DE EU MESMO TER SIDO POR MUITAS VEZES AMADOR, NO SENTIDO DE NÃO ME VALORIZAR. MAS TUDO VEM COM O TEMPO. HOJE PENSO DIFERENTE POR QUE VIVI O RAP NOS SEUS ALTOS E BAIXOS. SEI QUAL É A PEGADA.

(RENAJUNE) Fale um pouco sobre seu novo projeto.

O NOVO PROJETO É UM DISCO DE RAP COM INFLUÊNCIAS DE SAMBA, CANTIGAS DE CANDOMBLÉ, E TAMBÉM MÚSICAS PRA DANÇAR. EU FALO DE RELIGIÃO, NEGRITUDE, E TAMBÉM FALO PRAS MULHERES. MÚSICAS DE PROTESTO, DE QUEBRADA PORQUE EU SOU DA QUEBRADA NÉ RS, NÃO PODE FALTAR, E MÚSICAS ROMÂNTICAS.

(RENAJUNE) Qual estratégia você recomendaria para uma cantor iniciante e independente?

RESPEITE SEU PÚBLICO, RESPEITE O SEU POVO. RESPEITE A VOCÊ MESMO. FAÇA SUA MÚSICA COM O CORAÇÃO.

(RENAJUNE) O que o grupo filosofia de rua representa na sua vida?

VOCÊ JÁ DISSE, VIDA! FOI MEU TRAMPO, É MINHA ESCOLA. SOMOS TODOS AMIGOS . E QUE DEUS ABENÇOE A FAMÍLIA FILOSOFIA DE RUA HOJE E SEMPRE.

(RENAJUNE) Na sua opinião, quais foram as grandes mudanças que ocorrerão no Rap nos último 10 anos ?

COM CERTEZA UMA MOLECADA DIFERENTE, FAZENDO UM RAP MAIS UNDERGROUND E MAIS PRA FRENTE COM IDEIAS DIFERENTES DAS NOSSAS. ACHO EXTREMAMENTE IMPORTANTE ISSO TER ACONTECIDO. O QUE NÃO ACHO LEGAL É UM BANDO DE INVEJOSOS QUE NÃO CONSEGUIRAM CHEGAR A LUGAR NENHUM, USAREM AS REDES SOCIAIS PRA CRITICAR ESSES MOLEQUES QUE SÃO NADA MAIS NADA MENOS DO QUE NOSSA CONTINUAÇÃO. É PRECISO EXALTAR OS IRMÃOS QUE CONSEGUEM VENCER BARREIRAS E NÃO CRITICA-LOS. EU MESMO AINDA TO BUSCANDO ALGO PRA MINHA MÚSICA. OS MOLEQUES CONSEGUIRAM ALGUMA COISA? PALMAS PRA ELES SEMPRE. ISSO VAI PARA TODOS OS PRETOS: HONRE SEU IRMÃO PORQUE AS VITÓRIAS DELE SÃO NOSSAS.


(RENAJUNE) Vivemos em um País com uma grande desigualdade social e racial, você acredita que os jovens negros então contribuindo para mudar essa realidade?


HOJE VEJO MUITO MAIS JOVENS NEGROS NAS FACULDADES DO QUE QUANDO TINHA 22 ANOS. MAS EU ESPERO MAIS. ESPERO MUITO MAIS DE NOSSOS IRMÃOS. ESPERO AINDA NÃO UM, MAS UM MONTE DE CANDIDATOS NEGROS PARA QUE POSSAMOS TER OPÇÕES DE VOTO. AINDA ESPERO ADVOGADOS, ENGENHEIROS, MÉDICOS, COMUNICADORES, ADMINISTRADORES, DENTISTAS, PUBLICITÁRIOS.AINDA ESPERO UM GALÃ NEGRO PRA CONTRACENAR COM A THAIS ARAÚJO, AINDA ESPERO IGUALDADE TOTAL NESSE PAÍS PORQUE, SE SOMOS MAIORIA, PELO MENOS DEVERÍAMOS OCUPAR OS ESPAÇOS QUE JÁ FORAM MAIS RESTRITOS. HOJE ELES ESTÃO AI. É SÓ BUSCAR. E PODE TER CERTEZA QUE QUEM QUISER DE VERDADE CONSEGUE. NÓS NÃO SOMOS MELHORES E NEM PIORES. SOMOS TODOS IGUAIS E TEMOS NOSSOS DIREITOS. UMA COISA IMPORTANTE PRA COMEÇAR A GRANDE REVOLUÇÃO EDUCACIONAL NESSE PAÍS E A ENTRADA DOS NEGROS NOS PRINCIPAIS SEGUIMENTOS DA SOCIEDADE É NUNCA VOTAR CERTOS PARTIDOS POLÍTICOS QUE SÓ NOS VÊEM EM ÉPOCA DE ELEIÇÃO. E MAIS UMA COISA: UM DITADO QUE DIZ QUE FUTEBOL, RELIGIÃO E POLÍTICA NÃO SE DISCUTE É MUITO EQUIVOCADO. PORQUE FUTEBOL E RELIGIÃO EU ATÉ CONCORDO MAS, POLÍTICA SE DISCUTE SEMPRE. PORQUE SE NÃO, ESSE PAÍS NUNCA SERÁ VERDADEIRAMENTE DEMOCRÁTICO.

(RENAJUNE) Você acredita que a criação de um partido político negro, seria a solução para amenizar a desigualdade racial?

NÃO SÓ AMENIZAR MAS, IDENTIFICAR DE VERDADE, TUDO O QUE SOMOS E O QUE QUEREMOS. SE FOR CRIADO E, SE ESTIVER DENTRO DAS MINHAS CONVICÇÕES, AQUI ESTÁ O SEU PRIMEIRO MILITANTE! E VENHO CONVERSANDO COM ALGUMAS PESSOAS A RESPEITO.

(RENAJUNE) Qual mensagem você deixa, para o nosso público leitor, que admira bastante seu trabalho?

EU DIGO QUE VOCÊ VAI RIR DO CLIP DO ALEXANDRE PIRES ATÉ SER CHAMADO DE MACACO. DEPOIS DISSO VOCÊ NÃO RIRÁ TANTO. EU DIGO QUE VOCÊ PODE DAR AS COSTAS PARA O QUE ACONTECEU NA COMUNIDADE DO PINHEIRINHO ATÉ QUE VENHA ALGUÉM E TE TIRE DA SUA CASA E TE JOGUE NA RUA COMO UM CACHORRO. E CERTOS SERES HUMANOS SE PREOCUPAM MAIS COM OS CACHORROS.
EU DIGO QUE VOCÊ, SEJA NEGRO OU BRANCO, PODE SE INCOMODAR COM O SISTEMA DE COTAS. ATÉ DESCOBRIR HISTÓRICAMENTE O QUE FOI FEITO COM OS NEGROS NESSE PAÍS. DEPOIS DISSO, VOCÊ VERÁ QUE ISSO É MUITO POUCO. E VAI LUTAR PARA QUE TENHAMOS FACULDADE GRATUITA.
A MENSAGEM Q EU DEIXO PARA TODOS É: DÍVIDA MAIS. SEJA MAIS COLETIVO. AJUDE A QUEM PRECISA MAS TAMBÉM COBRE DO SISTEMA. COBRE DIRETAMENTE DE QUEM VOCÊ VOTOU.


PAZ.BRAIAM JAGA/ FAMÍLIA JAGA.FAMÍLIA FILOSOFIA DE RUA!!!


Obrigada pela entrevista BRAIAM.

Para ficar por dentro das novidades do trabalho de Braiam Jaga acesse ;
http://www.youtube.com/watch?v=xcuP2S5KCS8










15 comentários:

  1. Maneira a entrevista. Parabéns!

    http://blogdoromma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Como eu sempre digo,
    entre muitas pessoas "não famosas" existe um talento famoso.

    parabéns pelo blog.

    To seguiiindo :D

    http://clarissaeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Muito massa essa entrevista.
    É isso sucesso para rapper e para a blogueira!

    Tamo junto
    Viste meu blog se puder

    ResponderExcluir
  4. É disso q to falando...
    parabéns Braiam!!!

    ResponderExcluir
  5. Boa entrevista!!
    Descobrindo TALENTOS!!

    Retribuindo a Visita!
    http://baixarelando.com

    ResponderExcluir
  6. Parabéns cumpadi! É isso aí... sempre lutar por uma conscência social mais ampla. Deu o recado muito bem dado!

    ResponderExcluir
  7. Parabens Braiam pela entrevista e pelo talento que Deus te abençoe sempre...

    ResponderExcluir
  8. BRAIAM VC É LINDO !!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. É nóis mano se todo preto tivesse a mente igual a sua tudo seria diferenti pra nóis ta ligado ? Valeu !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OBRIGADO ANTONIO. EU PENSO Q A META É FAZER COM QUE CADA IRMÃO FAÇA SUA PARTE. OCUPANDO ESPAÇOS. TÁ TUDO AI. É SÓ BUSCAR.PRECISAMOS DE MAIS UNIÃO. PRECISAMOS DE UM PARTIDO NOSSO. E MOSTRAR QUE SOMOS CAPAZES DE MUDAR ESSE PAÍS QUE É EM SUA MAIORIA UM TERRITÓRIO AFRO - DESCENDENTE.

      Excluir
  10. RevoluSOM!!!! Salve! É isso mesmo braiam Jaga, sem palavras irmão, Parabéns!

    ResponderExcluir
  11. Muito boa entrevista , parabéns a todos .

    ResponderExcluir
  12. Braiam... Mas que nome bagaceiro.

    ResponderExcluir

utilize a sua inteligencia...