domingo, 12 de maio de 2013

Vergonha Baiana. Concurso Miss Bahia.

TOD@S, TOD@S, TOD@S sabem, ou fingem não saber... Que o status de BELEZA raramente é atribuído às mulheres com o fenótipo de melanina acentuada (Negras). Com ressalvas à dinâmica do Carnaval cujos atributos de mulata são visibilizados por uma dita lógica colonial, perversa e estigmatizante sobre o corpo das MULHERES e, principalmente, das mulheres NEGRAS.
Quero aqui me limitar a esta foto, onde as diferenças são expostas, quando buscamos comparar a quantidade de mulheres de fenótipo branco com as mulheres de fenótipo negro. Parabéns para você que identificou o peso dos resquícios da colonização e, sobretudo, o quanto o Brasil É RACISTA! ( Oh que novidade Lumena, mas para alguns/algumas eu tenho certeza que sim)
É difícil lidar cotidianamente com sinais diacríticos que refletem a restrição da construção da auto estima, da auto imagem e da auto confiança por parte das mulheres negras. Um processo natural da vida humana, um DIREITO enquanto sujeito, contundo uma privação para as Negras Mulheres no que tange ao seu pertencimento a também possuírem um padrão de beleza. Essa foto exemplifica a negação das meninas/mulheres NEGRAS em desenvolver uma identidade afirmada positivamente, afinal, são cotidianamente/midiaticamente convidadas a enfrentar a lógica da fealdade , por não acompanhar o perfil da novela “Flor do Caribe”. São exemplos como esse do “CONCURSO MISS BAHIA’’ que contribuem para uma verdadeira deformação na elaboração subjetiva das meninas /mulheres acerca da sua estética afro e da sua autoimagem.
Enfim, o que eu quero aqui compartilhar é minha revolta diante desse julgamento, que em verdade, é mais um exemplo das violências simbólicas nas quais as mulheres negras são expostas ao longo de eventos como estes. E sendo assim, os(as) Brasileiros(as) que assumem um posicionamento político sobre o Brasil ser um país democrático, por favor, sintam-se envergonhados(as) ou simplesmente assumam a s
ua postura política de ignorância - de merda.



Lumena Aleluia

2 comentários:

utilize a sua inteligencia...